Eventos culturais
Os eventos em suas determinadas tipologias e motivações são grandes propiciadores do crescimento econômico da localidade onde estão sendo realizados. Dentre várias explicações podemos citar as seguintes principalmente: O turista de eventos possui maior gasto médio que o turista de lazer, normalmente retorna mais vezes e com maior tempo de permanência no destino. Isso como já foi dito acima se aplica também e com muita verdade aos eventos culturais.
Os eventos de objetivos culturais são sem dúvidas um dos mais crescentes em termos de busca pelo publico, relativa facilidade de produção, interesse e mobilização, geração de renda e empregabilidade. Isso porque em sua grande maioria trata-se de eventos que atigem todos os públicos possíveis de uma localidade. Assim, os eventos culturais do setor de turismo e hoteleiro colaboram e apontam alternativas para a atividade turística. A intensidade em que ocorrem no país ou cidade colabora para a formação da mão-de-obra operacional gerencial, agregando valores humanos, técnicos e científicos ao turismo e com certeza também a hotelaria, proporcionando oportunidades de redimensionar atitudes e valores da atividade.
Além de a localidade ganhar com investimentos nos setores de infra-estrutura de apoio e urbanismo, a hotelaria local também acaba sendo valorizada e incrementada tendo que se adaptar ao publico de turismo de eventos que em geral tem um poder aquisitivo maior e maior grau de exigibilidade. Com isso vem a preocupação da criação de funções diferenciadas dos profissionais de eventos nos hotéis, o próprio setor de hospedagem também acaba acompanhando as novas exigências e o setor de alimentos e bebidas por tabela. Afora todas essas mudanças no crescimento e profissionalização do staff, a própria estrutura muitas vezes ganha ampliação e adaptação para a criação de salões e espaços apropriados para produção dos mais diversos eventos, isso tudo acontece com o apoio, vontade e