evelhecimento ativo
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA NO CICLO DE VIDA III
PROFª: CECÍLIA MARIA RESENDE GONÇALVES DE CARVALHO
MARÍLIA TEIXEIRA ANDRADE BEZERRA
ELIEIDE SOARES DE OLIVEIRA
LOANNE ROCHA DOS SANTOS
AMANDA BRAZ
GRASIELLE FURTADO
POLÍTICAS, AÇÕES E SERVIÇOS PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO COM ÊNFASE PARA TERESINA
TERESINA
2015
O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados. O termo “saúde” refere-se ao bem-estar físico, mental e social, como definido pela Organização Mundial da Saúde. Por isso, em um projeto de envelhecimento ativo, as políticas e programas que promovem saúde mental e relações sociais são tão importantes quanto aquelas que melhoram as condições físicas de saúde.
1 Políticas, ações e serviços para o envelhecimento ativo
1.1 Política Nacional de Saúde do Idoso
Apresenta "como propósito basilar a promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria da capacidade funcional, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde dos que adoecem e a reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir-lhes permanência no meio em que vivem, exercendo de forma independente suas funções na sociedade" (Brasil, 1999).
1.2 Defensoria Pública A Defensoria Pública do Estado é uma Instituição permanente prevista na Constituição Federal cuja atribuição é oferecer, de forma integral e gratuita, aos cidadãos necessitados a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos,em todos os graus, judicial e extrajudicial.
O idoso comprovadamente pobre pode utilizar o serviço da Defensoria Pública para entrar com ações ou defender-se diante de juízes e tribunais.