Evasão na Pós-graduação
Autor(a): Diego Paganela Morais
Temática da Investigação: Revisões e pensamentos pedagógicos, políticos e sociais.
Título do Projeto: Razões e Influências para a Evasão de Discentes em Cursos de Humanidades de Pós-Graduação nas Instituições Públicas de Francisco Beltrão.
Área de concentração: Educação
Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação
2. RESUMO
Os estudos acerca da evasão dos alunos nos cursos de pós-graduação na área das humanidades é um problema que acerca as instiuições de ensino superior público no Brasil. O presente projeto trata da revisão política/pedagógica, disferindo a demanda de possíveis futuros profissionais especializados, gerando problemas sociais, culturais e econômicos. Na atualidade discutem-se diversas problemáticas, a pressão do mercado de trabalho para que jovens talentos abandonem o sistema acadêmico, o baixo valor das bolsas ofertadas e vagas disponibilizadas para pesquisa científica na área das humanidades. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, onde os estudos evidenciaram a evasão nos curso de pós-graduação.
Palavras-chaves: Evasão, pós-graduação, razões, política.
3. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
A designação que se dá aos cursos de pós-graduação, que são regularizados pelo Ministério da Educação (MEC), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde avalia, acompanha e induz os cursos de pós-graduação no Brasil, posicionando assim um incentivo a diversas classes discentes focadas em estabelecer profissionalmente, professores e profissionais formados na área das humanidades. Uma das problemáticas que evidenciamos é através da falta de professores na pós-graduação para atender a demanda das Instituições de ensino superior (IES). A pós-graduação está muito aquem da demanda, por uma série de normas e regulamentações políticas. Isto vem a acarretar dificuldades para a graduação gerando razões para a evasão dos mesmos.
Quando citamos