evasão escolar
Uma pesquisa feita pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), mostrou que o Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking global de qualidade de educação comparando entre 40 países.
E nesse ranking quem ficou em primeiro lugar foi a Finlândia, seguida por Coréia do Sul e de Hong Kong. Esse ranking foi dividido em cinco grandes grupos de acordo com o resultado. O Brasil e mais seis países (Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia), foram incluídos como as piores educações do mundo. Os resultados vieram a partir de um teste feito por estudantes entre 2006 e 2010. Os critérios como a quantidade de alunos que entram em faculdades também foi avaliada. A cada três ou quatro anos são feitos esses testes nas áreas como a matemática, ciências e habilidades linguísticas, mas o objetivo é mostrar uma visão multidimensional do desempenho escolar nesses países. Analisando os sistemas educacionais bem-sucedidos vimos que o investimento é muito importante, ai vem o bom desempenho das nações asiáticas no ranking.
Veremos porque a Finlândia mereceu o primeiro lugar no ranking:
1- Todas as crianças têm direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho de pobre ou de rico.
2- Todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também comida.
3- Os professores são extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados.
4- As crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.
5- Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.
6- Os alunos são instados a falar mais que os professores nas salas de aula. (Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)
Enquanto a Educação não for prioridade aqui no Brasil, vamos continuar vendo esses resultados. Enquanto nossos políticos passam minutos para aprovar o aumento indecente de seus próprios salários, o país vai de mal