Fabricação de sabonete e bloqueador solar
Carlos Eduardo Rigonato Martins
Cesar Kortz
Guilherme Antonio do Carmo Pulici
Gustavo Camilo Machado de Carvalho
Fernando Ribeiro Rodrigues
Fabricação de Sabonete e Bloqueador solar
Aula prática - 19/05/2014
Sorocaba
2014
1. OBJETIVO
1.1 Sabonete glicerinado em barra
Preparar 100g de formulação de sabonete para pele normal, com atividade de limpeza, através da solubilização das matérias primas com incremento de temperatura e moldagem em formas plásticas.Além disso, devese verificar a viabilidade e a qualidade técnica do produto final elaborado segundo a técnica empregada.
1.2 Bloqueador solar e Fotoprotetor solar
Preparar 100g de um creme O/A aniônico com FPS 30, com atividade de proteção solar através da absorção e da reflexão de radiações UV, através da solubilização das matérias primas com incremento de temperatura e mistura através da técnica de inversão de fases; verificar a viabilidade e a qualidade técnica do produto final elaborado segundo a técnica empregada.
2. INTRODUÇÃO
2.1 Sabonete glicerinado em barra
Os sabonetes em barra são os mais consumidos no Brasil. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e
Cosmético), são consumidas 218 mil toneladas de sabonetes em barra e 4,8 mil toneladas de sabonetes líquidos. Antes de qualquer coisa, é preciso entender a função do sabonete. Na Antiguidade, os magos indicavam o banho para lavar a alma. No Império Romano, era comum o banho público, muito utilizado para discussões sociais. No Brasil, os índios surpreenderam os europeus com o costume de banharem-se duas ou três vezes ao dia. E não podíamos esquecer de Cleópatra, que se banhava com leite de cabra. Seja qual for o estilo, durante o banho, o sabonete tem como principal função limpar a pele, removendo as impurezas e eliminando os resíduos da pele.
"A tecnologia para fabricação de sabonetes evoluiu muito nos