evasão escolar
maria rosimere da costa freitas
PROJETO DE PESQUISA EVASÃO ESCOLAR
João Pessoa/PB
2014
maria rosimere da costa freitas
PROJETO DE PESQUISA EVASÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estatística e indicadores sociais; Processo de trabalho e serviço social; Oficina de formação-tecnologia da informação.
Prof. Amanda Boza; Clarice Kernkamp; Rodrigo Zambon.
João Pessoa/PB
2014
1. Introdução
A evasão escolar é um problema que abrange todos os níveis de ensino da educação no Brasil. O termo evasão escolar é utilizado em diversos contextos com diferentes definição. Estas modificações dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema. Na educação fundamental, por exemplo, entende-se por evasão somente os casos em que os alunos deixam de freqüentar a sala de aula, desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola.
Os professores, precisam responder alguns dos questionamentos relacionados aos motivos que levam a evasão escolar dos nossos alunos. “Os meios de comunicação, os ambientes de pesquisa educacionais, as secretarias de educação e a comunidade escolar se questionam sobre seus papéis na resolução deste processo que desencadeia consequências negativas para toda a sociedade, como violência, desemprego e baixa auto-estima dos indivíduos.” A descomposição familiar, as políticas públicas ou até as dificuldades cognitivas dos estudantes, todos estes fatores reunidos, colaboram com alta taxa de evasão em áreas rurais. Os pais, por não terem estudo, acham mais interessantes que o filho não estude que ajude nas despesas da casa, do que vá sentar-se nos bancos