Evasão escolar
O tema da evasão escolar é uma preocupação constante na história da educação, não apenas brasileira como, principalmente, em toda a América Latina, já que os sistemas educacionais existentes apresentam problemas tais como a insuficiente cobertura da educação em sentido geral, escassa capacidade de retenção tanto em nível primário como secundário, etc. Além disso, a repetência e o atraso escolar são fenômenos que, frequentemente, antecedem a evasão escolar.
Estas falhas, unidas a um baixo nível de aprendizagem dos conteúdos básicos do ensino, constituem um grave problema em relação ao aproveitamento do potencial de crianças e jovens e seus efeitos negativos se acumulam através do tempo, incidindo nas oportunidades de acesso à qualidade de vida, sobretudo nos setores mais pobres da sociedade.
O presente estudo considera, ainda, que na fase da adolescência, a evasão se vincula também a fatores culturais, pois é um momento em que os alunos encontram-se no meio de uma avalanche de novidades e informações muitas vezes distorcidas. Essa questão é importante quando se considera que essa variedade de dados e informações pode levar a juventude a desligar-se da busca do conhecimento intelectivo, a deixar-se levar pelo modismo superficial. Assim, considera-se que existem vários fatores que contribuem para o crescente desinteresse do adolescente pelos estudos, destacando-se o desvio de valores morais expostos na sociedade.
Com o objetivo de analisar a relação do ciclo vital da adolescência e suas características com a evasão escola, o presente estudo anota os diversos fatores que influem diretamente na evasão escolar de adolescentes, como valores grupais, valores familiares, valores socioculturais e a própria escola.
1 A ADOLESCÊNCIA E A ESCOLA
1.1 A definição do adolescente
Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde – OMS -, a adolescência é a etapa da vida compreendida entre os dez e os vinte anos de idade, coincidindo o seu início