evapotranspiração
A evaporação é um processo físico de mudança de fase, passando do estado líquido para o estado gasoso enquanto a transpiração é considerado um processo biofísico que permite que a água contida na planta (para o seu metabolismo) seja transferida para a atmosfera através dos estômatos.
Quanto aos tipos, a evapotranspiração pode ser classificada em diferentes maneiras a depender das características apresentadas, como verificado abaixo.
Evapotranspiração Máxima (ETm) ou Potencial: é a que ocorre numa situação em que não haja fatores limitantes tanto na planta (como ataque de pragas e doenças e competição com plantas invasoras) quanto no solo (como disponibilidade de água e de nutrientes insuficientes) que possam impedir que a planta transpire em sua condição máxima em uma determinada situação de clima local.
Evapotranspiração Real (ETr): é quando existe um fator limitante que impede a condição máxima de evapotranspiração esta passa a ser a real. Assim concluímos que a ETr e sempre menor ou igual à ETm.
Evapotranspiração de Oásis: é a evapotranspiração de uma área vegetada úmida (irrigada) que é circundada por uma extensa área seca, de onde provém energia (H) por advecção, aumentando a energia disponível para a ET.
Evapotranspiração de Referência (ETo): é o mesmo processo descrito para a ETc, entretanto, neste caso, a cultura é específica, dita de referência. Atualmente a ETo é definida como uma cultura hipotética, semelhante à grama, cujo modelo físicomatemático que a expressa é o de Penman-Monteith, com parâmetros estabelecidos pela FAO (Allen et al., 1998*).
Evapotranspiração da Cultura (ETc): é a