computador quântico
Computador Quântico
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto da mecânica quântica, tais como sobreposições e interferência. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema de canal mais seguro.
1981 - Richard Feynman elaborou a primeira proposta de utilizar um fenômeno quântico para executar rotinas computacionais. Foi numa palestra apresentada na Primeira Conferência de Computação Física no MIT. Ele mostrou que um computador tradicional levaria um tempo extremamente longo para simular um simples experimento de física quântica. Por outro lado, sistemas quânticos simples podem executar enormes quantidades de cálculos num curto espaço de tempo. Poderia ser possível utilizar essa capacidade para se calcular algo útil.
Na computação tradicional a unidade básica é o bit. Ele assume dois estados possíveis: o estado “0” ou o estado “1”. Por isso dizemos sistema binário. Na computação quântica o quântom bit (qubit), é a unidade lógica básica e ela assume os dois estados ao mesmo tempo, isto é pode ser o “0” e “1” ao mesmo tempo, usando efeitos de mecânica quântica.
O processador dessas máquinas, além de lidar com estruturas de processamento do qubit, tem unidades chamadas de acopladores (couplers). Elas são responsáveis pelo agrupamento de dois qubits com o mesmo estado. Por exemplo, em grupos de mesmo estado (0,0 e 1,1) e grupos de estados distintos (1,0 e 0,1). Além dos estados duplos, este mecanismo de agrupamento torna o processamento mais eficiente e confiável.
Vale mencionar que o processador é feito de um