Evangelização de cristãos nominais
Valor Fundamental
Deus procura homens e mulheres que vivam e ensinem o Evangelho com relevância e sensibilidade cultural, e com poder, para que a eterna verdade do Evangelho seja compreendida e recebida em todas as culturas do mundo.
Objetivos
• Aprender sobre o fenômeno do nominalismo cristão
• Examinar alguns dos fatores causadores do nominalismo
• Identificar estratégias para alcançar cristãos nominais.
Introdução
“A grande população mundial de cristãos nominais constitui um dos maiores desafios missionários à igreja de hoje. O fenômeno ocorre em todos os países chamados cristãos, tanto protestantes como católicos, e pode ser encontrado em qualquer lugar onde a igreja existe há mais de uma geração. Qualquer estudo de evangelização estaria incompleto sem a discussão das peculiaridades da evangelização de pessoas consideradas nominalmente cristãs".
Nominais – Quem São
O termo nominal deriva do latim, da palavra Latina “nominales”, que significa “que pertencem a um nome” ou então “somente no nome”.Podemos definir então um cristão nominal como sendo aquela pessoa que se considera e se autodenomina cristão, sem ter um relacionamento autentico, pessoal e transformador com Jesus Cristo. Seu compromisso com Cristo é, portanto, apenas no nome, não no coração.
O Comitê Lausanne de Evangelização Mundial classifica os cristãos nominais em três tipos diferentes, conforme sua relação com uma congregação cristã ou igreja local.
1. Os que assistem à igreja regularmente, mas não demonstram uma relação vital e pessoal com Jesus como senhor e salvador.
2. OS que assistem à igreja regularmente, mas por razões culturais
3. Aqueles que assistem à igreja apenas em datas especiais (Natal, páscoa, etc., ou cerimônias casamentos, batismos, funerais).
4. Os que raramente assistem à igreja, mas mantém uma relação com a igreja por razões de segurança, laços emocionais ou familiares, ou tradição.
5. Aqueles que não têm qualquer