Politica e administração - ideologia e progresso
As ideologias passadas têm sido de dois tipos: as que propõem a restauração ou aperfeiçoamento da ordem tradicional e as que apelam para a sublevação e construção de uma nova ordem. Podem-se chamar as primeiras de conservadoras e as últimas de transformadoras. Ideologias conservadoras associam-se amiúde ao movimento monárquico, enquanto as ideologias transformadoras ao movimento republicano, liberalismo e socialismo.
É comum no jargão político denominar os transformadores de progressistas, mas essa nomenclatura tem um erro, pois nem sempre a transformação implica progresso, pode ser um retrocesso. Existe uma tese que diz que toda transformação é progressista e tem como visão que a humanidade caminha inexoravelmente em direção ao progresso,trata-se da aplicação de um mito. Definir o que é progresso é uma tarefa difícil, podemos pegar o exemplo que a humanidade tem a crença de sempre buscar um ideal de perfeição. Ao longo dos séculos, os diversos movimentos de ruptura política se valeram de ideologias que pregavam a promessa de uma sociedade mais próxima da perfeição.
Dois exemplos curiosos são os casos de Darwin e Marx. O primeiro acreditava que na evolução das espécies a geração evoluída era melhor do que seus ancestrais. Melhor não apenas no sentido de mais adaptada ao meio ambiente, mas também entendido como seres mais perfeitos. Entretanto na teoria da evolução a única coisa que pode-se tirar com certeza como conclusão é que a espécie sobrevivente esteja mais bem adaptada ao meio ambiente, pois nada na teoria assegura que a espécie evoluída seja mais perfeita do que as que a antecederam.
Marx o outro caso curioso acreditava no progresso da sociedade no curso da evolução histórica. O progresso era mensurado em termos do desenvolvimento das forças materiais da sociedade. O esquema interpretativo de Marx da evolução histórica se resolve nos seguintes termos: a sociedade evolui por etapas. Cada etapa define um modo de