Evacuação e transporte de vitimas em rio
Curso: Desporto e Lazer
Evacuação e transporte de vítimas no rio
Acidentes e lesões que podem ocorrer em rio
* Fraturas
Fratura é a quebra parcial ou total de um osso, perdendo este a sua continuidade.
As fraturas podem ser classificadas como sendo: * Fechadas: quando não existe ferida no foco da fratura, isto é, não existe o osso fraturado e o exterior do corpo; * Expostas ou Abertas: sempre que há ferida e visualização do foco da fratura.
Classificação quanto à sua extensão: * Completa: quando o osso é fraturado em toda a sua espessura; * Incompleta: quando apenas uma parte da espessura do osso é afetado.
Possíveis complicações duma fratura: * Choque; * Hemorragia; * Ferida; * Infeção.
Sinais e sintomas: * Dor no local; * Edema e hematoma (inchaço e escurecimento da zona afetada); * Deformação; * Encurtamento do membro; * Impotência funcional (não conseguir mexer o membro fraturado); * Mobilidade normal (dificuldade em andar ou fazer os movimentos habituais); * Crepitação óssea (pode haver fragmentação do osso). * Como socorrer
Não importando o tipo de lesão nos ossos, o primeiro socorro básico é a imobilização. Esse procedimento garante, além da diminuição da dor, a redução da possibilidade do agravamento. Reduzindo a dor, estaremos reduzindo o estresse, que é um grave componente da sintomatologia.
A imobilização deverá ser feita com uma tala, que pode ser improvisada ou do tipo disponível no comércio. Os tipos mais comuns de talas improvisadas são pedaços de madeira, papelão, revistas, travesseiros, cobertores e até mesmo o próprio corpo da vítima.
* Dica sobre o assunto * Durante a imobilização, converse sempre com a vítima; * A vítima deve sentir-se confortável; * Realize movimentos leves com as mãos, movimentando a parte afetada somente se necessário; * Suspeite sempre de outras lesões, além da mais evidente.
* Os princípios básicos das