Eva - economic value add
Conceito
EVA é uma medida de avaliação de performance que pertence aos acionistas. É uma informação obtida em termos de “valor”, ou seja, o EVA é expresso em termos de reais. O EVA é sempre calculado em relação a uma unidade de tempo (mês, trimestre, ano etc). O EVA pode ser calculado tanto em analises retrospectivas quanto para analises prospectivas. Exemplo: poderemos calcular o EVA referente ao exercício de 199X já encerrado, como projetar o EVA para o exercício de 199X1. Diz ainda que EVA® é a abreviação da expressão Economic Value Added (Valor econômico criado, adicionado, ou agregado). A FIPECAFI (2001:244-247) cita que Stewart (1991) divulgou durante a década de 80 o seguinte conceito de EVA:
“O EVA pode ser compreendido como uma resposta à necessidade de medidas de desempenho que expressem a adequada criação de riqueza por um empreendimento.”
Conceituação
O conceito muito falado hoje de EVA ‘Economic Value Added’ nada mais é do que exatamente a aplicação desse Custo do Capital Próprio. Em outras palavras podemos dizer que representa o ganho que sobra depois de considerar o Custo do Capital Próprio como despesa. É o lucro operacional liquido, menos o custo de oportunidade de todo o capital empregado, sendo esse custo de oportunidade definido como “o retorno mínimo aceitável dos investimentos. É uma linha invisível que divide boas e más performances de empresas, uma taxa limite que deve ser obtida com propósito de criar valor”. Para a FIPECAFI (2001) a análise das definições citadas indica que o EVA não acrescenta nenhuma novidade; e EHRBAR (1999:2), vice-presidente sênior da Stern Stewart & Co, confirma o entendimento da Fipecafi, ao escrever o seguinte: Aritmeticamente, é o lucro operacional após pagamento de imposto menos o encargo sobre capital, apropriado tanto para endividamento quanto para o capital acionário.O