EV
A arte contemporânea é caracterizada pela liberdade de ação do artista, pela sua originalidade. A arte contemporânea engloba diferentes formas de arte, como a Body Art, Pop Art, Street Art e Land Art,, incluindo movimentos site specific, etc.
INSTALAÇÃO
A instalação é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados num certo ambiente. Pode ter um caráter temporário, ou pode ser recriada num outro local.
LAND ART
A expressão "Land Art" refere-se às criações artísticas que utilizam como meio de expressão o espaço exterior. A partir do final da década de 60 começa a notar-se uma maior procura da natureza por alguns artistas, para desenvolverem os seus projetos, com a intenção de ultrapassar as limitações do espaço tradicional das galerias. Quase todas as manifestações de Land Art são temporárias, estando coordenadas com a paisagem para e na qual foram criadas. Podem por vezes ser destruídas ou danificadas pela ação do tempo e agentes naturais determinando a necessidade de usar meios de registo e documentação como o vídeo ou a fotografia. Muitos destes trabalhos são apenas conhecidos pelos documentos que os representam. Na origem da Land Art esteve a tendência para utilização de elementos naturais, como a pedra, a terra e o sal como meio expressivo e como elementos constituintes das obras de arte, presente nas obras de Walter de Maria e de Robert Smithson.
“SPIRAL JETTY” – Robert Smithson
“STONE CIRCLE” – Martin Hill
“WE WALK ON WATER” – Martin Hill
SITE SPECIFIC
Arte site-specific é arte criada e desenhada para um determinado lugar, perdendo o seu propósito e sentido se for deslocada para um novo local.
STREET ART
Arte expressa livremente pelo artista em meios públicas (na rua).
PESQUISA RELACIONADA COM O PROJETO
Estante:
Como organizar os livros na estante: http://melinasouza.com/2013/09/26/10-formas-deorganizar-a-sua-estante/
Escolher as pessoas para os livros: