Eutonia no Movimento
A eutonia é uma técnica que busca alcançar uma tonicidade corporal harmoniosa e homogênea que se adapte constantemente de acordo com a necessidade. Vamos falar especificamente sobre a eutonia no movimento.
O movimento eutônico, também chamado de orgânico, é um movimento natural, ou seja, que está de acordo com as leis da natureza. Ele objetiva encontrar uma maneira que não obstrua nossas funções orgânicas, que seja eficaz e que poupe-nos o máximo de energia.
Entre os movimentos eutônicos estão: o estiramento e o bocejo. Os dois são movimentos que surgem com espontaneidade quando o corpo repousado se prepara para a ação. O estiramento elimina a linfa acumulada, põe os músculos em uma condição mais preparada para o trabalho e torna as articulações mais flexíveis. O bocejo é também um tipo de estiramento dos músculos respiratórios. O estiramento pode ser intencional. A eutônia sugere o exercício do estiramento contínuo que consiste em espreguiçar e bocejar continuamente de acordo com as necessidades do corpo buscando sensações prazerosas. Isso é muito benéfico para o organismo e exige uma boa percepção corporal.
Os movimentos podem ser classificados como livres, controlados, leves, resistentes e balanceados. O movimento livre é justamente o movimento do espreguiçar e bocejar. É importante durante o movimento preceber se há fadiga, dores, ou incômodos, e eliminá-los através de movimentos ativos. É preciso, então, escutar a necessidade interior do corpo. Para melhor percepção é interessante se movimentar lentamente, pois a lentidão permite que precebamos melhor as necessidades do corpo, dores, prazeres.
O movimento de controle também deve ser feito muito lentamente. Ele controla a inervação dos músculos, sua força e sua extenção e tembém a flexibilidade das articulações. A eutonia sugere uma variedade de movimentos ou posições de controle. Para todas essas posições precisamos tomar algumas medidas