Eutanásia
Thais Silva e Rosa
Sumário:
- O que é eutanásia?
- Definição da palavra eutanásia
- Breve histórico da eutanásia
- Tipos de eutanásia
- Aspectos:
- Humano
- Religioso
- Médico
- Bioético
- Eutanásia no Brasil
- República Federativa do Brasil
- Casos reais onde a eutanásia foi aplicada
- Pesquisa de opinião
- Conclusão
- Sugestões de filmes com este tema
- Referências
- O que é Eutanásia? A eutanásia, em sentido estrito, pode ser definida como qualquer ação ou omissão destinada a provocar a morte de um ser humano com a finalidade de suprimir o sofrimento, pondo fim “docemente” à vida própria ou alheia. A palavra vem do grego eu, “bom”, e thanatos, “morte”, significando “boa morte, morte calma”. Esse vocábulo foi empregado pela primeira vez por Francis Bacon, no século XVII. O seu antônimo é distanásia, definida como morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento.
- Definição da palavra Eutanásia Segundo Morselli, “a eutanásia é aquela morte que alguém dá a outrem que sofre de uma enfermidade incurável, a seu próprio requerimento, para abreviar agonia muito grande e dolorosa”. ¹ Para Pinam y Malvar “a eutanásia é aquele ato em virtude do qual uma pessoa dá morte a outra, enferma e parecendo incurável, ou a seres acidentados que padecem dores cruéis a seu rogo ou requerimento e sob impulsos de exacerbado sentimento de piedade e humanidade”. ² Dessa forma, seja qual for a definição da palavra eutanásia, é válido ressaltar que muitos a definem de acordo com suas concepções, ou seja, conforme a sua formação cultural, ética, religiosa, filosófica e jurídica.
- Breve histórico da Eutanásia
Diversos povos, como os celtas, por exemplo, tinham por hábito que os filhos matassem os seus pais quando estes estivessem velhos e doentes. Na Índia os doentes incuráveis eram levados até a beira do rio Ganges, onde tinham as suas narinas e a boca obstruídas com o barro. Uma vez feito isto eram