EUTANASIA
1- Titulo: Eutanásia conflito entre o direito do doente terminal ter uma morte boa. A dignidade da pessoa humana sob o olhar da ética médica.
2- Problema: A eutanásia será a forma mais justa de aliviar o sofrimento do paciente terminal? Mas vista como suicídio assistido e não autorizada pelo código penal. O ser humano no momento de busca incansável pela resposta para o alivio de suas dores esbarra na burocracia da lei que não olha a dor do paciente terminal. Necessitando de buscar resposta no poder judicial.
3- Hipótese: Está a dignidade da pessoa humana sob a vontade total do direito de poder dispor ou não da vida segundo o entendimento do ordenamento jurídico?
4- Objetivo
4.1- Objetivo Geral: Mostrar a realidade dos doentes terminais no Brasil onde á liberdade de escolha do que se encontra em estado terminal não tem o direito de decidir pela abreviação de sua dor, ficando muitas vezes com tratamentos paliativos que não o levarão a beneficio algum apenas a dor sua e de seus familiares, que sofrem psicologicamente ao ver um querido em uma situação que não tem volta.
4.2- Objetivo específico: Pretende-se nesta pesquisa buscar uma analise imparcial sobre as questões que envolvem a eutanásia no Brasil. Os conflitos com a lei do Código Penal e Constituição e a posição dos médicos diante do empasse e, o entendimento fragmentado das duas correntes na observação do direito a dignidade do homem e qual uma talvez possível um começo a busca pela solução.
6- Referencial teórico:
CESAR ROBERTO BITENCOURT
CESAR AUGUSTO DE CASTRO FIUZA
CÓDIGO PENAL
Constituição de 1988
Método da pesquisa: A pesquisa se dará utilizado o método qualitativo de pesquisa utilizando livros da Faculdade Batista e outros.