europa
O continente europeu não possui características homogêneas, pois as disparidades se apresentam em diversos aspectos como paisagens naturais, clima, política e cultura. O continente possui várias maneiras de ser regionalizado, uma delas é classificando em Europa Ocidental e Oriental. Existem várias classificações regionais para a Europa , dependendo do tema propostos, podendo ser através das análises espacial, econômica e cultural.
O continente é geralmente dividido em Europa Ocidental e Europa Oriental, mas existe uma outra classificação que apresenta a Europa dividida em quatro áreas distintas no qual se enquadram a Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.
II- EUROPA OCIDENTAL X EUROPA ORIENTAL
A regionalização antes e, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial gerou uma fronteira abstrata, isso significa o surgimento de uma barreira ideológica entre dois grupos de países que compõem o mesmo continente, de um lado os aliados dos Estados Unidos (capitalista) e do outro lado os que apoiavam a União Soviética (socialista), consolidando de vez a Europa Ocidental e Oriental(Leste Europeu).
A Europa Ocidental distingue-se da Europa Oriental pela geografia e por diferenças na história e na cultura. Estas fronteiras, no entanto, estão sujeitas a consideráveis flutuações e sobreposições, o que dificulta a diferenciação. O conceito de Europa Ocidental também está associado à democracia liberal.
Antes da Guerra Fria, o termo "Europa Ocidental" era usado para designar a França, a Irlanda, o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica e o Luxemburgo.
Durante a Guerra Fria, quando a Europa Ocidental designava os países membros da OTAN(Organização das Nações Unidas) e sob influência americana, o termo era freqüentemente usado como contraponto a Europa do Leste, que estava sob influência soviética. As fronteiras entre os países do Ocidente e do Leste estavam muito bem defendidas,