Eunuco
EDITORA: Oficina do teatro, PDF.
RESUMO/SÍNTESE DA OBRA:
A comédia gira em torno de Taís, cortesã e dos dois jovens Quérias e Fédria. Fédria amante de Taís vê-se excluído da casa da cortesã. Um antigo amante dela, o soldado Trasão, chegou do Oriente e trazia consigo Pânfila, uma jovem escrava que havia sido criada na casa da mãe de Taís, em Rodes. Um tio de Taís colocou a escrava a venda, e o soldado resolveu leva-la a Taís, como um presente. Mas com uma condição: que ela exclusivamente se dedicasse a ele durante sua estadia em Atenas. Taís vê uma boa oportunidade de reconstituí-la aos seus familiares, pois a moça na verdade era uma cidadã Ática raptada por piratas na infância. Assim, ela pede a Fédria, que se afaste por um período de dois dias, até que se desse o reconhecimento. Contudo, Quéria, o irmão mais novo de Fédria, apaixonou-se por Pânfila e entra na casa de Taís, no lugar de um eunuco que seu irmão havia comprado para ela no dia anterior, e viola a moça. No fim, Quéria tem que se casar com Pânfila e Fédria podem ficar com Taís, mas com de um acordo intermediado pelo parasita Gnatão, concorda dividi-la com o soldado.
CITAÇÃO DE TRECHO PERTINENTE (mínimo de 10 linhas): Se há pessoas que se esforcem por agradar à maior quantidade possível de gente boa e por ferir no mínimo possível os que são em maior número, declara o poeta que entre estes coloca ele o seu nome.
“Trasão: Ouve lá Gnatão, eu nunca te contei daquele
Ródio com quem me meti no banquete?
Gnatão: Nunca, mas conta lá, por favor. (Baixo.) Já
Ouvi mais de mil vezes.
Trasão: Pois uma vez, num banquete, estava esse mo cinho, Ródio, de que te falei agora. Por acaso eu ti- nha trazido uma mulher; pois ele começou a dizer-lhe
Gracinhas e a rir-se de mim. Eu disse-lhe então: “Que é lá isso, meu sem-vergonha? Ainda és um coelhinho e já te fazes guloso?”
Gnatão: Ah! Ah! Ah! Eh! Eh! Eh! Eh!
Trasão: Que tal te parece