Apresentacao
Veja o que disse o Senhor Jesus quando foi questionado sobre casamento e divórcio. “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?” (Mateus 19, 4-5).
Jesus surpreende a todos dizendo: “Nem todos podem receber esta Palavra, mas somente aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.” (Mateus 19, 11-12).
Qual era a palavra de que nem todos podem receber? -Do casamento entre um homem e uma mulher (Mt 19:4-5); (Gênesis 2:24).
E quem são estes que estão fora deste mandamento? - Todos os eunucos!
Os eunucos neste contexto (época que Cristo viveu sobre a terra) eram: Os feitos pelo homem (em hebraico sãrïs ãdhãm); os que se faziam eunucos (para dedicar a uma obra de Deus); os que nasceram congenitamente incapazes (deficiência génetica) ou sem libido (sem desejos sexuais); e os “afeminados”, que não se casavam e normalmente serviam as rainhas e princesas (ou outras mulheres de posses), como profissionais de beleza e/ou uma espécie de mordomos particulares; evidencido pela origem grega, o termo eunoukhos pode ser traduzido como "guardião da cama". Estes homens eram reconhecidos na cultura judaica sem que nenhum caráter pecaminoso fosse atribuído à sua sexualidade.
Muitos dos eunucos não eram “castrados” (imaginem o processo doloroso, traumático e potencialmente mortal– será que era fácil homens se arriscar a isto? – Não). Grande parte ou era assexuado (sem sexualidade) ou os “afeminados” (digo assim, pois a palavra homossexual não era conhecida naqueles tempos).
Então quem eram estes “nascidos do ventre de mãe”?
Jesus não disse que tais eunucos