Eucalipto Slides
Centro de Origem • Teve sua origem na Austrália e regiões próximas como Timor, Indonésia, Papua Nova Guine, Molucas, Irian Jaya e sul das Filipinas, confinadas essencialmente a um único continente.
Produção Mundial Plantação de Eucalipto por Continente
1º ÁSIA 8,4 milhões de ha
2º AMÉRICA 7,5 milhões de ha
3º ÁFRICA 2,4 milhões de ha
4º EUROPA 1,3 milhões de ha
5º OCEANIA 1,0 milhão de ha
Países Maiores Produtores de Eucalipto Porcentagem Mundial (%)
1º Brasil 4.258,704 ha 21%
2º Índia 3.942,600 ha 19%
3º China 2.609,700 ha 13%
No Brasil.
O eucalipto foi introduzido no Brasil em 1904, com o objetivo de suprir as necessidades de lenha, postes e dormentes das estradas de ferro.
Na década de 50 passou a ser produzido como matéria prima para o abastecimento de siderúrgicas, fábricas de papel e celulose.
Atualmente, em decorrência do desenvolvimento da consciência ecológica em favor da proteção racional às florestas nativas do país, o mercado tem crescido consideravelmente, conquistado novos espaços e desmistificado questões sobre a durabilidade, qualidade e segurança em sua utilização.
Motivação do Uso
Para suprir as necessidades mais variadas de utilização de madeira, o Brasil optou por dois gêneros, Pinus e Eucalyptus, através de programas de reflorestamento.
As espécies de eucalipto se destacam pelas grandes dimensões do fuste e por sua forma mais adequada ao desdobro.
O Eucalipto
Possui um enorme potencial quanto ao suprimento de madeiras para os mais variados fins; Se encontra em franca expansão no setor de construção civil e se tornará dominante, em futuro breve, em todas as instâncias do setor madeireiro;
Espécies
A porcentagem de alburno é maior no E. paniculata com valor de 60% na base, e quase 100% na posição média do tronco; é elevada, também, para o E. citriodora, seguindo-se o E.pilularis, E. grandis e E. cloeziana, indicando-se a necessidade de aplicação de preservantes para a proteção da madeira.
O E. paniculata se destaca pelo