Concreto
Cerâmica Simonassi PRODUTOS CERÂMICOS
“Uma arte aplicada a Engenharia.”
Fábio: (slides 1,2 e 3).
Faz a introdução do tema e fala um pouquinho sobre a história da cerâmica.
Gleico:( Slide 4): Pátio de armazenamento de argila.
As argilas vêm de diversas áreas de extração. Todas estas áreas são licenciadas pelos órgãos ambientais e federais. Nesse pátio as misturas são realizadas, isto é, a composição da telha se realiza com a mistura de vários tipos de argila em dosagens especificas. As argilas são compostas por vários minerais que lhes conferem plasticidade ou magreza. Quanto mais plasticidade, mais liga a argila tem. Para se achar a mistura ideal é necessário conhecer as características físico-químicas da matéria prima. Com base neste conhecimento se descobre a porcetagem ideal para ser usada na composição final da mistura.
Mariana: (slide 5 )
Equipamento: Pá Carregadeira.
Função: Alimentar a máquina que inicia o processo de produção e também fazer a composição das argilas com misturas em traços específicos. (Preparação da massa)
A máquina que aparece sendo alimentada pela pá carregadeira é denominada caixão alimentador ou dosador. Esta é a primeira máquina do processo de preparação da massa que funciona atualmente e que será substituída pelo moinho.
Na sequência do caixão alimentador, vem um desintegrador que diminui o diâmetro dos torrões. Em seguida, aparece o primeiro cilindro que diminui ainda mais o tamanho do grão. Este equipamento é composto por duas camisas maciças que rodam com velocidades difirentes para que a massa ao passar entre elas diminua a granulometria. Logo depois, vem o segundo cilindro de maior diâmetro que tem uma abertura entre as camisas de aproximadamente 2 mm, fazendo com que a argila ao passar por entre as camisas fique extremamente fina.
Uray: (slide 6) Ao sair do último cilindro a argila é conduzida pela esteira ate ao misturador, onde é adicionada água para umidificar a massa e