Cola Fisica
Eletrização: O acumulo de cargas elétricas nos corpos, por transferência de um para outro ou por deslocamento interno dentro dele é chamado de eletrização. Eletrizar, então, significa criar um acumulo descalço de carga. Exemplo: sensação de choque ao encostar na maçaneta de uma porta após caminhar descalço sobre o carpete.
Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado Para um corpo estar neutro eletricamente o nº total de prótons é elétron devem ser iguais. Se houver diferença entre esses prótons e elétrons, o corpo está eletrizado ou eletricamente carregado. Se um corpo neutro perder elétrons ficara eletrizado positivamente, e se receber elétrons ficara eletrizado negativamente. Podemos pensar então que a eletrização é a falta ou excesso de elétrons. A quantidade de cargas elétricas Q de um corpo, corresponde a quantidade de elétrons que esse corpo ganhou ou perdeu. A interação entre as partículas elétrons e prótons permite enunciar o princípio da tração e repolção: Carga elétricas de mesmo sinal se repelem cargas elétricas de sinais diferentes se atraem.
Condutores e isolantes Um corpo ou meio material (solido, liquido ou gasoso) é condutor de eletricidade quando as cargas contrárias, ele é denominado isolante ou dielétrico.
Exemplos de condutores: core, alumínio, prata, bronze, ferro, níquel, platina, soluções de sal, corpo humano, terra, etc.
Exemplos de isolantes: vidro, porcelana, borracha, madeira seca, agua pura, parafina, etc.
TIPOS DE ELETRIZAÇÃO Eletrização por contato: quando dois corpos se tocam, estando pelo menos um deles eletrizados, ocorre a eletrização por contato. Mantidos em contato os dois corpos formarão um único condutor cuja