eu e vc
DIREITO CIVIL
IED Introdução ao Estudo do Direito
Interpretação do Texto: LIBERDADE
A questão ou dúvida proposta para se debater e estabelecer o diálogo buscando um explicar é a questão da LIBERDADE.
Esse direito de proceder conforme nos pareça adequado ou conveniente, estabelecida pela condição do homem que quer gozar de liberdade. A liberdade que subjetivamente muitas vezes é traduzida em ousadia, ou até mesmo franqueza, e também pode ser entendida como conjunto de regalias ou demasiada familiaridade.
A liberdade de fato é um tema que gera debate social, pois é senso comum para todos que uma pessoa possui liberdade, contanto que esse direito não vá contra o direito de outro alguém.
Pensando sobre a liberdade, esbarramos na liberdade que uma pessoa pode ter naturalmente, e na definição teórica existente.
Para continuar o assunto e desenvolver o pensamento é importante estabelecer que o atual contexto de natureza que o homem está inserido se encontra modificado do contexto originário. O homem é um grande modificador do ambiente natural, e assim um modificador da natureza, e esse saber é muito importante para ter uma percepção correta dessa liberdade modificada pelo homem.
A liberdade natural e originária, é muito distinta do conceito atual de liberdade que nada mais é do que um conjunto de ideias liberais e dos direitos garantidos ao cidadão determinados pelo Estado formado.
É senso comum entender a LIBERDADE como poder fazer qualquer coisa a qualquer momento. Porém atualmente a LIBERDADE é totalmente inerente ao Direito. E o homem que é plenamente dotado de raciocínio, razoável, convive e vive no contexto onde a LIBERDADE é fundada no raciocínio, ou seja, é concebida pela razão. Diferente da LIBERDADE entendida pelo senso comum que é contextualizada e exemplificada com irracionalidade.
Fica então mais fácil entender que o Direito é o regulador, é o conjunto de leis que regem a LIBERDADE. E o Ser que é livre,