Eu e os outros
Investigar o quanto a obesidade interfere na qualidade de vida e auto-estima das mulheres com câncer de mama.
2.0 MATERIAIS E METODOS
Delia mento do estudo será do tipo observacional descritivo e comparará um grupo de indivíduos com câncer de mama obeso e um grupo de indivíduos com câncer de mama não obesos, será utilizado questionários sobre autoestima e imagem corporal e questionários sobre hábitos alimentares.
2.1 LOCAL
O estudo será realizado em organizações não governamentais, (ONGs), mulheres com câncer de mama , região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul)como a ONG VIVA MELHOR, localizada na rua: Primeiro de maio, n- 133 no terceiro andar, centro de Santo André – SP.
2.2 CASÚSTICA
A amostra estima-se entrevistar 20 mulheres, 10 mulheres com câncer de mama obesas e 10 mulheres com câncer de mama não obesas.
2.3 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
Os critérios de inclusão para participação na pesquisa serão: mulheres com diagnostico de câncer de mama que já passaram por procedimentos cirúrgicos para retirada do tumor, radioterápico e/ou quimioterapia, participarem dos grupos de apoio/ONGS; ser alfabetizadas, idade mínima 35 anos e aceitarem participar dos estudos e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido.
2.4 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO
Critérios de exclusão: mulheres em tratamento do câncer de mama ou de metástase, que não aceitarem a participar do estudo e não assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.
2.5 AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS
Para avaliação serão aplicados questionários para colher dados pessoais, tipo de cirurgia e tratamento complementar, doenças associadas no momento, medicamentos em uso, se realiza atividade física, peso, altura.
Para avaliar a obesidade será aferido o peso e a altura, com estes dados será calculado o índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é calculado pela seguinte fórmula:
IMC = Peso / Altura
A obesidade será classificada de acordo com a Organização