Treinamento
RESTAURANTE SANTA BRASA
HISTÓRIA DO VINHO A história do vinho está intimamente ligada à História do homem. Há indícios de que a bebida tenha mais de 7.000 anos, tendo sua origem mais provável no Oriente Médio, na região compreendida entre os mares de Cáspio, ao sul do Cáucaso.Muitos impérios cultuaram o vinho, como os egípcios, os gregos e romanos, difusores da bebida através da Europa. A bíblia Cristã está repleta de passagens sobre o vinho. Segundo o Velho Testamento, Noé foi o primeiro homem que plantou a vinha. Segundo as Escrituras sagradas, Cristo, durante a Santa Ceia, simbolizou seu sangue no vinho. Dessa forma, os Cristãos vêem o vinho também como elemento ritualístico para cerimônias religiosas, sendo também identificado como um elixir e remédio para a cura de diversos males. Somente no século XIX, com a descoberta de Louis Pasteur sobre a fermentação, pôde-se entender de forma científica o processo de elaboração do vinho, e surge então a enologia científica, baseada em conhecimentos adquiridos sobre as origens e os mecanismos deste processo. A difusão da bebida intensificou-se no século XX, com a etilização de modernos equipamentos e novas tecnologias, permitindo que se produzam vinho em todos o continentes.
ELABORAÇÃO
Vinho é o resultado da fermentação alcoólica da uva, ou seja, da transformação do açúcar da uva em álcool etílico.
Após uma seleta colheita, as uvas passam pelo desengaçador, que separa os engaços, e depois pelo macerador apenas para abri a casca e liberar o liquido interno mais facilmente. Hoje em dia as uvas não são mais maceradas(amassadas) com os pés, esse é um método antigo e ultrapassado. A higiene é prioridade, o vinho não pode ser contaminado de forma Alguma, pois compromete a qualidade do produto final.
É bom destacar que os vinhos tintos são produzidos apenas com uvas tintas, já os brancos podem ser elaborados tanto com uvas tintas como as