eu e deus
Um elemento mecânico fabricado em aço. Sua forma em geral é retangular ou semicircular A chaveta se interpõe numa cavidade de um eixo e de uma peça, tendo por finalidade ligar dois elementos mecânicos.
As chavetas falham por cisalhamento ou por esmagamento se o torque for constante, o coeficiente de segurança é calculado pelo quociente de tensão de cisalhamento atuante na chaveta. .Se variável no tempo, o enfoque será calcular os componentes média e alternada da tensão de cisalhamento.
Como a largura e a profundidade das chavetas são padronizados em função do diâmetro do eixo, ficamos somente com o comprimento da chavetas como variável de calculo.
Chavetas planas As ranhuras não devem ser muito profundas, no eixo, uma vez que a resistência diminui à medida que a ranhura se aprofunda, mas devem ser suficientemente profundas para oferecerem boa proporção. Nas tabelas a seguir encontram-se as dimensões da seção das chavetas planas e quadradas de acordo com o diâmetro do eixo. As chavetas planas tanto retangulares quanto quadradas podem ser afiladas para facilitar a montagem e retirada do lugar e também para permitir montar o cubo apertado (justo) contra árvore. O rasgo afilado é feito no cubo e não na árvore. A alta pressão provocada pelas chavetas afiladas resulta numa grande força de atrito que ajuda na transmissão da potência e pode ser tão grande a ponto de induzir tensões perigosas.
Chavetas de pino
Um pino cilíndrico ou cônico é usado como chaveta, podendo ser instalado longitudinalmente (menor potência) ou transversalmente (maior potência) em relação ao eixo. São muito fáceis de se instalar e ainda usadas as vezes como pino de cisalhamento.Com pinos cônicos obtêm-se uma montagem mais firme. Os pinos elásticos também são usados como chavetas , consiste em um pino cilíndrico vazado com um rasgo em um dos lados, uma de suas extremidades é chanfrada para facilitar sua entrada no orifício que possui diâmetro menor provocando o