Professor
Sala de aula invertida? Você sabe o que é isso? Sabe como fazer?
Talvez você esteja se perguntando se a Sala de Aula Invertida não é mais um desses “ modismos” que aparecem para logo caírem no esquecimento. Já esclareço : não é um modismo e não cairá no esquecimento. A sala de aula invertida veio para ficar, pois se trata de um novo modelo de ensino e aprendizagem.
Para que você entenda exatamente o que a sala de aula invertida propicia, será necessário que façamos uma breve exposição do atual modelo de educação, que vigora desde o início do século 20.
Modelo Tradicional de Educação:
O modelo de educação que impera na grande maioria das Escolas é o mesmo do início do século 20. Este modelo chamado de 2.0, pelo Professor Jim Lengel, da Universidade de Nova York, foi criado para atender o modelo de trabalho da época que eram todos trabalhando o dia inteiro,fazendo a mesma coisa, na mesma hora,não podiam interagir e eram severamente fiscalizados.
Assim as Escolas para atender a essa nova economia organizou-se da mesma forma que era: agrupar crianças pela faixa etária, no modelo de grandes grupos, fechados em uma sala, trabalhando todos da mesma forma, e também fiscalizados pelo Professor.
Atualmente a sociedade está em um novo modelo de economia, também chamado pelo Professor Lengel, de 3.0.
O problema é que a Escola ainda opera no modelo 2.0 e os Professores também foram preparados neste modelo 2.0.
No modelo tradicional de educação, os alunos devem assistir as aulas passivamente, o professor realiza toda a explanação dos conteúdos e as tarefas são realizadas em casa.
Por aí já vemos o descompasso que ocorre na educação entre o que a sociedade PRECISA e o que a escola OFERECE. O mundo apresenta necessidades de indivíduos que possam trabalhar em pequenos grupos para solucionar grandes problemas utilizando ferramentas digitais e que, principalmente estejam preparados para desempenhar multitarefas SEM a supervisão de