Eu sou rei
O Pai Pobre da história é baseado no pai real de Kiyosaki, um doutor graduado pela Stanford, Chicago, e pela Northwestern University, todas em livre docência, que era o chefe do departamento de educação do Estado do Havaí. No livro, ele é muito respeitado até que resolve, mais tarde na carreira, se candidatar contra o governador do Havaí. Isso faz com que “Pai Pobre” perca seu emprego, e nunca mais encontre um emprego comparável. Porque ele nunca aprendeu a lidar com dinheiro, ao invés disso sempre dependeu do governo (seu patrão), ele morre com muitas dívidas.
Contrastando com esse personagem está o Pai Rico, o pai de seu melhor amigo, Michael. Pai Rico largou a escola na 8a série, mas apesar disso conseguiu pelo próprio esforço se tornar um multi-milionário. Ele ensina Kiyosaki e Michael uma variedade de lições financeiras e insiste para que o garoto aprenda a fazer com que o dinheiro trabalhe para ele, afim de evitar que passe o resto da vida trabalhando por dinheiro, como os empregados de “Pai Rico” e o “Pai Pobre”, e também a maioria das pessoas no mundo. Há muita coisa nesse livro difícil de engolir como verdade, e o leitor deve se lembrar de que é bastante alegórico.
Anthony Robbins tem um seminário chamado ‘Dominando a Riqueza’ (Wealth Mastery, em inglês) e um dos participantes é um senhor chamado Keith Cunningham. Durante o seminário Cunningham afirmaou ser o “Pai Rico” de Kiyosaki. Isso é altamente improvável não apenas por causa da proximidade das idades entre Cunningham e Kiyosaki, mas também porque Kiyosaki afirmara em seus livros que o Pai Rico morrera em 1994. Alguns alegam que o Pai Rico era uma pessoa chamada Richard Kimi, o falecido fundador da Sand and Seaside Hawaiian Hotels.
O livro salienta as diferentes atitudes com relação a dinheiro, trabalho e à vida desses