eu sou bv
São constituídos basicamente de proteínas e de moléculas de um tipo especial de acido ribonucleico, o RNA Ribossômico (RNAr). Os ribossomos aderidos ao RER formam um canal e se conectam com um poro da membrana do RER. È através desse túnel que as proteínas produzidas pelo ribossomos podem migrar para dentro dos canais que formam os retículos, onde serão modificados, armazenados ou transportados para outras células.
Carioteca: é uma membrana dupla e apresenta poros que se comunicam com o RER. È através desses poros que as instruções contidas no núcleo podem chegar ao citoplasma das células.
Nucleoplasma: é o liquido contido no núcleo.
Nucléolos: são corpúsculos visíveis no interior do núcleo. São ricos em RNAr e proteínas e responsáveis pela produção dos ribossomos.
Cromatima: contém o DNA, Possui uma aparência de fios, que por sua vez, são formados pela associação das moléculas de DNA com proteínas especiais(histonas). Quando a célula entra em divisão celular os fios de cromatina enrolam-se sobre si mesmos e formam espirais. Eles assumem a aparência de curtos bastões que passam a ser chamados de cromossomos.
Síntese de Proteínas: O núcleo manda as instruções do que deve ser fabricado na célula, e essas instruções são transcritas da molécula de DNA, onde se encontram registradas, para moléculas especiais chamadas de RNAm. O RNAm(acido ribonucleico) carregam para o citoplasma as mensagens das proteínas que precisam ser produzidas. Atravessando os poros da carioteca, um RNAm chega ao citoplasma, onde as