eu quero ajudar as pessoas
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA
RESUMO
“EU QUERO AJUDAR AS PESSOAS”: A ESCOLHA VOCACIONAL DA PSICOLOGIA.
LIMEIRA – SÃO PAULO
2014
TELMA PRISCILA MACHADO - R.A.: 1054/14-3
PROFESSORA MARIA EUFRÁSIA BREMBERG
“EU QUERO AJUDAR AS PESSOAS”: A ESCOLHA VOCACIONAL DA PSICOLOGIA (RESUMO)
Mauro Magalhães, Márcia Straliotto, Márcia Keller (Universidade Luterana do Brasil) e
William B. Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
INTRODUÇÃO
Um estudo feito com estudantes do primeiro ano de psicologia revelou quais os motivos que os induziram a pretender ingressar nesta área. Por meio de entrevista e questionários, destacaram algumas de suas características e responderam o porquê decidiram querer ajudar pessoas desconhecidas a terem uma boa vida, e ouvir e lidar com problemas pessoais e íntimos dos mesmos.
PERCURSO ADOTADO PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA
Participaram desta pesquisa, 146 alunos do primeiro ano do Curso de Psicologia de ambos os sexos e períodos, em duas universidades, uma particular e outra pública do Estado do Rio Grande do Sul. Houve diálogo entre entrevistador e entrevistado, mas não se limitando ao roteiro previsto, assim expandindo as idéias de acordo com a espontaneidade da conversa. Logo após, foi aplicado um questionário com os mesmos itens da entrevista. E por último, todos tiveram que responder a um protocolo de frases incompletas, que tiveram como lógica expor características da identidade de cada um dos entrevistados.
RESULTADOS
Os resultados foram divididos em duas partes: Uma trouxe o efeito da combinação de entrevista e questionário, e a outra trouxe uma análise vertical dos dados, comparando a ideia da representatividade de cada um dos participantes. Desta forma, de acordo com os estudantes entrevistados, os motivos que os levaram a optar pelo curso de psicologia estão