Eu quero ajudar as pessoas
Uma pesquisa feita com 146 estudantes do primeiro ano de psicologia de duas universidades, uma particular e a outra pública, mostra as possíveis escolhas da psicologia como profissão.
O método usado nesta pesquisa foi a coleta e analise de dados que fundamentam- se na relação reversiva entre quantidades e qualidades, assumindo que quando um destes relatos é tomado como texto, o outro torna se contexto. Na perspectiva qualitativa, o interesse dirigi-se para explorações verticais ou de aprofundamento. No entanto, a exigência da verticalidade tende a restringir o número de participantes, sacrificando a horizontalidade em termos de limitação do espectro de possibilidades emergentes e da determinação da amplitude de redundâncias. Em outras palavras, os estudos qualitativos identificam, definem e analisam possibilidades sem demonstrar as amplitudes correlatas. Nesta pesquisa, procurou-se preservar a verticalidade como foco sem contudo sacrificar a horizontalidade como contexto. Para atender aos cuidados metodológicos, o estudo foi dividido em três etapas.
Na primeira etapa, definição de verticalidade, foram entrevistados 6 homens e 6 mulheres de uma universidade privada. As entrevistas foram feitas na universidade e durarm em média 75 minutos, foram gravadas em áudio-teipe e transcritas.
Na segunda etapa, definição de horizontalidade, 40 alunos, sendo 8 homens e 32 mulheres, da mesma universidade, responderam a um questionário.
Na terceira etapa, verificação alternativa de contexto, 4 homens e 36 mulheres, estudantes da mesma universidade privada juntamente com 19 homens e 35 mulheres, estudantes de uma universidade pública responderam a um protocolo de frases incompletas, desenvolvidos por Lassance e Danielski (1987): 1) Ser psicólogo é; 2) Para ser psicólogo é necessário; 3) A grande procura pelo curso de psicologia se deve a; 4 Como psicólogo eu... . A execução desta terceira etapa teve como base a lógica adutiva (Lanigan, 1997).