ETNOMATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA
LINCECIATURA EM MATEMÁTICA
JURGLEDES DOMINGUES SANTANA
ETNOMATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA
EUNÁPOLIS
2012
JURGLEDES DOMINGUES SANTANA
ETNOMATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA
EUNÁPOLIS
2012
TEMA
Etnomatemática
2. PROBLEMÁTICA
De que forma poderá ser feita a inclusão da Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis para auxiliar no processo ensino aprendizagem?
3. HIPÓTESE
Provavelmente uma inclusão da Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis proporcionará uma discussão, pesquisa e reflexão aos professores de matemática na educação, indicando uma nova postura aos educadores .
OBJETIVO GERAL
Contribuir com o processo de inclusão da Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis, conscientizando os alunos e professores da importância da matemática para sua formação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Discutir sobre a Etnomatemática como meio de facilitar o processo ensino-aprendizagem da matemática a partir do conhecimento prévio do educando; - A partir de atividades e práticas pedagógicas voltadas para o cotidiano do aluno, estimular os alunos para o envolvimento em atividades, preservando seu conhecimento prévio.
JUSTIFICATIVA
Entendemos que a Inclusão Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis possa contribuir como meio para que os alunos busquem vivenciar com a realidade que envolve o contexto escolar, levando em consideração os contextos socioculturais, as diversidades, os diferentes saberes e fazeres. Desta forma poderá contribuir para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria Matemática, podendo formar no aprendiz a capacidade de resolver problemas simples, gerando