Etnocentrismo
ACADÊMICOS: GIULIANO ANDRÉ KAROLESKI – RA 13.1173-7 MARCIO GISLAN BACKES – RA 13.1635-5
O filme Hotel Ruanda mostra o conflito sangrento entre duas etnias do país africano de Ruanda em 1994 e mostra o descaso das potências capitalistas ocidentais pelo continente africano. Assistam ao filme e comentem:
01 - Os ruandeses tinham algum ideal?
Sim, segundo a ideologia Hutu, os Tutsis (eram a nobreza de Ruanda e no período colonial, foram beneficiados pelos belgas que administravam em conjunto o poder, submetendo os Hutus a um sistema rígido impostos e de exploração do trabalho) eram os responsáveis por todos os problemas da nação ruandesa, portanto deveriam ser combatidos e eliminados.
02 - Por que os países desenvolvidos capitalistas e a ONU não fizeram nada para evitar esse massacre étnico?
Porque em Ruanda não há nenhum tipo de economia expressiva, ou seja, é um país pobre, sem atrativo comercial e com um bando de loucos se matando pelo poder.
03 - Se todos eram negros, por que brigam entre si?
Essa briga é antiga e vêm antes mesmo da colonização alemã e belga, onde o país era dominado pelos Tutsis (criadores de gado), que era a classe nobre e dominadora de Ruanda
enquanto os Hutus (camponeses) que eram a maioria serviam aos Tutsis. Isso gerou um sentimento de revolta, e daí a briga entre eles pelo poder para um sucumbir ao outro.
04 - Qual a origem desse conflito em Ruanda?
Quando os belgas tomaram o poder logo após a decadência da Alemanha, permitiram a administração do poder juntamente com os Tutsis, iniciando um período de exploração sobre os Hutus, que se revoltaram e em 1959, tomaram o poder declarando a independência de Ruanda por golpe militar de Juvenal Habyarimana que assumiu a presidência de Ruanda em 1978 até 1994, quando teve seu avião abatido por rebeldes Tutsis, fato este que foi considerado o estopim da matança.
05 - Compare esse