Etnocentrismo
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA QUÍMICA
TRABALHO DE INDIVÍDUOS, GRUPOS E SOCIEDADE GLOBAL
Alyce Flávia Santos Xavier (154500048)
Ouro Branco, Minas Gerais 15 de setembro de 2015
1- Defina etnocentrismo e apresente casos históricos de consequências de modelos culturais pautados em ações etnocêntricas.
O etnocentrismo é um conceito vindo da antropologia e ocorre quando um indivíduo, grupo de pessoas, organizações ou até mesmo uma sociedade com os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior. Trata-se de uma visão que toma a cultura do outro como algo menor, sem valor, errado, primitivo. Ou seja, desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência cultural.
Na maioria das vezes, é a partir da nossa cultura, no que diz respeito aos valores e visões de mundo, que nos serve como parâmetro para nosso comportamento moral. Limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar ao etnocentrismo. Portanto, trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.
Um exemplo claro de etnocentrismo na sociedade é o modo como os portugueses impuseram sua cultura ao chegar ao Brasil. Vendo os índios como inferiores e “selvagens”, diziam que não tinham conhecimento de Deus. Queriam trazer os índios para a “verdadeira” fé cristã, através da catequização. Tarefa que se mostrou de difícil execução no decorrer do processo, extinguir costumes como a nudez, a poligamia, a antropofagia, entre outros, seria de extrema dificuldade, pois acreditavam que os índios estavam sendo governados pelo demônio. Assim os jesuítas impuseram a fé cristã aos indígenas e os catequizaram.
Outro exemplo é o nazismo, que considerava os povos chamados Arianos como superiores. Eles acusavam comunistas, liberais e judeus da desordem e