ETNOCENTRISMO
O etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.
O etnocentrismo desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se a visão que possui como referência cultural. A herança cultural que recebemos de nossos pais e antepassados contribui para isso, pois nos condiciona ao mesmo tempo em que nos educa pois cada pessoa possui uma cultura e por ela possuir uma cultura desde ao nascer não quer dizer que ela irá seguir a vida toda com a mesma o indivíduo pode vir a conhecer novos países e gostar da cultura a qual se vivenciam por lá.
Por exemplo existem países que não comem alguns tipos de alimentos que em outros países comem por exemplo cães e escorpiões no Brasil não se alimentamos deles mais em países asiáticos sim eles se alimentam destes animais quanto para nos pode transparecer estranho mais para eles é super normal da mesma forma que eles podem vir ao Brasil e achar um absurdo comermos algum tipo de alimento que pra eles lá não é comum se alimentarem. E ainda se tem a vestimenta por exemplo os muçulmanos se vestem totalmente diferente de nos Brasileiros.
Portanto a diversidade cultural deve ser aceita por todos porque as diferenças entre as pessoas e culturas sempre existirão até porque cada um possui sua cultura. É inevitável o conflito entre as culturas pois são diversas e existe pessoas que não admitem o modo de como outras culturas vivenciam.
O etnocentrismo é também evidenciado, já que cada sociedade julga a sua orientação objetiva de pensamento superior a do outro. O contato com a sociedade não indígena que incutiu essa hierarquização de conhecimentos nas escolas indígenas. A cultura indígena, não diferente de qualquer outra cultura, julga o seu conhecimento superior ao do outro. O etnocentrismo é decorrente das relações de contato, dessa maneira se não houver o contato entre as culturas não há etnocentrismo, portanto as tribos isoladas não sofrem esse tipo de discriminação.
Porque