etnocentrismo
A palavra cultura é de origem latina. Deriva do verbo colere, que significa ensinar ou instruir, e do substantivo cultus (cultivo, instrução). Esse conceito tem muito a ver com o ambiente agrário, com o constume de trabalhar a terra para que a mesma possa dar frutos.
Esse termo é tão complexo que existem mais de 160 definições de cultura pelos antropólogos. Para Tylor cultura é "aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Porém, comumente, tem se usado o termo cultura para expressar inteligência, bom gosto, superioridade de conhecimentos. Por exemplo: "Mariana gosta de Mpb, logo, Mariana tem cultura". O ainda dizem que a cultura irá desaparecer. Esses pensamentos estão altamente ligados ao Etnocentrismo.
Etnocentrismo
Desde a Antiguidade, a sociedade européia ocidental sempre foi vista como superior por eles mesmos. É tanto que, quando ocorreu a colonização da América Latina e de alguns países da África, os nativos de lá foram visto como animais, como seres primitivos. Os colonizadores ficaram horrorizados com os rituais e com o que acontecia naquelas tribos. Muitos foram mortos e a população indígina praticamente dizimada, outros foram obrigados a serem catequizados, foram feitos de escravos, tudo porque na visão deles, aqueles seres humanos eram tidos como inferiores.
O Etnocentrismo ocorre até hoje. Que é olhar e avaliar as outras culturas sob a lente da sua cultura, comparando-a com o seu modo de viver. E julgar a sua cultura como superior e as outras como primitivas e inferiores.
Eu sei que é natural do homem comparar as outras culturas ou até mesmo o modo de vida de uma pessoa com a sua. Como por exemplo, "Na casa de Luana, come feijão com farofa. Na minha casa, o feijão não tem farofa". Outro exemplo é quando alunos assistem a um documentário sobre uma tribo indígena da África que há