etnocentrismo
Os costumes, as ideias e as formas de agir vão-se alterando com o passar do tempo, aquilo que pensamos sobre um determinado assunto hoje, pode ser diferente no futuro. Também podemos dizer que existem determinadas coisas que numa cultura são aceites e corretas, e no entanto, noutra cultura podem ser erradas. Desta forma podemos afirmar que por vezes poderá ser correto fazer qualquer coisa, mas outras não.
Etnocentrismo significa a tendência natural para nos identificarmos com a cultura de que fazemos parte, aceitando normas, regras e valores que a nossa sociedade nos transmite. Isto faz com que pensamos que a nossa cultura, e os nossos valores sejam superiores á dos outros. Sendo assim, a afirmação “ as pessoas sentem também, de forma bastante correta, que devem ser tolerantes face a outras culturas”, não se enquadra com o etnocentrismo, uma vez que segundo a afirmação, as pessoas são tolerantes, e o etnocentrismo é precisamente o contrário do conceito de tolerância.
Eu concordo com a afirmação, pois na minha opinião a tolerância é a tendência para aceitar e admitir as outras culturas, crenças e práticas sociais existentes, mas não significa achar admiráveis todas estas coisas. Creio que, todos nós nos identificamos com uma determinada cultura, crença e achamos essa cultura admirável, mas depois aceitamos, toleramos outras culturas, crenças, e no entanto essas já não admiramos. Se não fosse assim, não existiria nada para tolerar, uma vez que acharíamos todas as crenças, práticas socias e culturas admiráveis e assim já não se podia chamar tolerância.