ETNOCENTRISMO
Baseando-se na discussão sobre as diferenças culturais, é possível notar algumas posturas que muitas vezes por nós são adotadas e nem percebemos. Analisaremos aqui três posturas que iram ser estudada durante nossa apresentação:
1- Postura etnocêntrica (Etnocentrismo): Postura segundo a qual você avalia as outras sociedades a partir de sua própria cultura.
2- Postura determinismo geográfico: Esta postura acredita que as diferenças de ambiente físico condiciona totalmente a diversidade cultural. Ou seja, essa postura, acredita que os indivíduos são diferentes, pois habitam áreas geográficas diferentes.
3- Postura determinismo biológico: Segundo essa postura, as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais.
1.1-ETNOCENTRISMO
No planeta Terra existe uma enorme diversidade cultural. As diferentes comunidades humanas desenvolveram diferentes línguas, costumes, normas, valores, etc. Por isso, existem milhares de culturas diferentes. Por vezes, as pessoas de uma sociedade não respeitam as culturas de outras sociedades, consideram-nas inferiores e “atrasadas”. A essa atitude chama-se etnocentrismo cultural. Este é a atitude característica de quem só reconhece legitimidade e validade às normas e valores vigentes na sua própria cultura. As pessoas que pensam desse modo consideram frequentemente que, sendo a sua cultura superior, têm o direito de impô-la (pela força se necessário) a outros povos.
2.1-DETERMINISMO GEOGRÁFICO O determinismo geográfico considera que as diferenças entre as tribos não podem ser explicadas pela limitação do seu meio ambiente. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantêm separados. Muito influencia na fisionomia do ser humano, ou seja, na formação de caráter do homem. Não é difícil de enxergarmos isso, pelo contrario é uma coisa nítida! Uma pessoa que nasce na Itália, por