Etnocentrismo - livro o que é etnocentrismo ( resumo)
PENSANDO EM PARTIR
Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como CENTRO DE TUDO e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência.
No plano INTELECTUAL, pode ser visto como a DIFICULDADE DE PENSARMOS A DIFERENÇA;
No plano AFETIVO, como sentimento de ESTRANHEZA, MEDO;
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. NÃO É UM PROBLEMA EXCLUSIVO DE UMA DETERMINADA ÉPOCA E NEM DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.
Como pano de fundo da questão etnocêntrica temos a experiência de um CHOQUE CULTURAL. De um lado, conhecemos um grupo do “eu”, o “nosso” grupo, que come igual, veste igual.. Onde esse grupo faz da sua visão a única possível, ou seja, a superior, a certa, a melhor, a natural. De outro, nos deparamos com o grupo do “outro”, o “diferente” que faz coisas diferentes das nossas, ou ás vezes faz as mesmas coisas só que nós não reconhecemos como possíveis. Este grupo, do “outro” damos a lógica como sendo engraçado, absurdo, anormal ou ininteligível. O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura do “outro”, em relação a cultura do “eu”.
Este choque gerador do etnocentrismo nasce talvez, na CONSTATAÇÃO DAS DIFERENÇAS. A diferença é ameaçadora, porque fere nossa própria identidade cultural e por isso é, muitas vezes, difícil de aceitar.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas