etnocentrimo
Etnocentrismo e uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como, centro de tudo e todos os outros são passados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos ,nossas definições do que é a existência.
O etnocentrismo coloca o ser humano como centro das coisa e o principal elemento das relações sociais.No etnocentrismo, sentimentos e pensamentos se compõem.
A visão etnocêntrica de cultura, que esta relaciona no texto, refere-se a dois grupos do “eu” e do “outro”.Para uma relação amigável entre diversidade cultural, deve-se buscar a compreensão das culturas e respeitá-las como elas são.Para que isso não ocorra não se pode julgar o outro de acordo com os próprios valores, pois costumes e interesses são variados e pessoais.
O fato de uma cultura ser diferente não significa que ela seja superior ou inferior.Essa visão pode contribuir para a relação de sintonia entre assa cultura; de forma que o respeito entre cultura diferentes contribui para uma melhor relação entre os dois grupos do “eu” e do “outro”, sem que uma interfira na outra, preservando assim sua identidade.
Ao receber a missão de ir pregar junto aos selvagens o pastor, se preparou durante dias, ao chegar para realizar sua missão, o pastor se deparou com uma realidade totalmente diferente da que ele estava acostumado, de um lado os indígenas, com suas tradições, seus costumes, e de outro o pastor com seus objetos para distribuir entre os indígenas, dentre os objetos distribuído pelo pastor , o que chamou mas atenção do índio foi, um relógio digital capaz de acender luzes, alarme,fazer contas, marcar segundos, cronometrar e ate de dizer a hora absolutamente certa infalível.
Assim do ponto de vista do grupo do “eu” os do grupo do “outro”, são vistos como meramente como povos sem cultura, comparando-os segundo os livros didáticos como, indolente e preguiçosos.No entanto esta forma de menosprezar o “outro” chama-se de etnocentrismo.
O etnocentrismo e a