Etnias e modernidade
Etnia
Agrupamento humano homogêneo quanto aos caracteres linguísticos, somáticos e culturais.
Etnocentrismo
A visão etnocêntrica avalia o mundo e os diferentes grupos étnicos que o compõem a partir de valores e padrões de comportamento aceitos pelo seu próprio grupo. Neste sentido, serviu, e serve, para legitimar a opressão de comunidades étnicas distintas, conquistar povos e territórios por grupos que se consideram superiores.
Consequências da expansão da civilização ocidental
A partir do século XV, ou europeus dominaram povos em todo o mundo, integrando-os ao capitalismo comercial. Desde então, impuseram a cultura europeia aos povos conquistados ao longo dos séculos (da América, África, Ásia e Oceania). A Revolução industrial difundiu da Europa para o mundo, novas relações de trabalho e produção, ampliando enormemente o comércio internacional. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa foram divulgados em várias partes do mundo, sendo responsáveis pelo processo de independência e pela derrubada de monarquias em diversos países. Na atual fase de globalização, os avanços tecnológicos permitem a difusão imediata não só das informações como das mercadorias e dos serviços que são lançados.
A evolução da população ameríndia no Brasil
Quando da chegada dos portugueses, aproximadamente 4 milhões de ameríndios viviam no que constitui o atual território brasileiro. Eles formavam diferentes nações com costumes, crenças e forma de organização social e de sobrevivência próprias. Atualmente, cerca de 600 mil indígenas vivem no país, formam 227 povos conhecidos e se comunicam em 180 línguas e dialetos.
Em 1500, quando da chegada dos europeus, os ameríndios eram os únicos habitantes destas terras que formariam o território brasileiro. O decréscimo dessa população deveu-se aos massacres imprimidos pelos colonizadores e pelas doenças contraídas nos contato com eles, para as quais os nativos não tinham defesas