Etnia
O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos. A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato de um povo com outros pode provocar mudanças numa determinada etnia. Dificilmente existe uma nação com tão complexa e variada composição étnica de sua população. No caso do Brasil, a formação populacional advém de basicamente de algumas fontes migratórias como, por exemplo: Os portugueses, que vieram para o Brasil a fim de explorar as riquezas da colônia os negros africanos, que foram trazidos pelos europeus para trabalhar nos engenhos na produção do açúcar a partir do século XVI e os Indígenas grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses.
Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o principio que todos os seres nascem livres e iguais em dignidades e direitos, discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são violações desse principio que atualmente tem ocorrido muito com os indígenas.
“O índio brasileiro enfrenta problemas difíceis, sendo que, desses, os dois básicos são: Primeiro, o maior deles, a ausência de ética e dignidade no