As origens da palavra huzzé
Huzzé tem origem hebraica. Os textos bíblicos registram varias formas de grafia para a palavra: Uzé, Huzzé, Houzzé e Huzzá, entre outras. Nos dicionários maçônicos, o verbete Huzzé aparece grafado “Houzzé”, porém, com a pronuncia Uzé e dizem expressar a alegria dos maçons praticantes do REAA. Aparece também como Hoschee ou Hoschea e seriam derivadas de Hosanna.
Desde os tempos mais antigos era comum entre egípcios , hebreus e outros povos, o uso de sons vocálicos (mantras), que têm a finalidade de despertar e estimular os vários centros psíquicos do nosso corpo.
A grafia em árabe é HUZZA, nome dado a uma espécie de Acácia, consagrada como símbolo da imortalidade e tem como significado FORÇA e VIGOR. Os antigos árabes se serviam da palavra HUZZA nas suas aclamações, já que é também um dos nomes de Deus em sua língua.
Os árabes transmitiram a palavra aos Ingleses, devido a pronuncia a palavra HUZZA, passou a ser dita como HUZZÉ.
Transmitiram aos Franceses. Aí já com novo significado; “VIVA O REI”.
Apesar das diversas origens podemos concluír que a palavra HUZZÉ tem o significado de uma aclamação.
TEXTOS BIBLICOS
Davi planeja edificar um templo para substituir o Tabernáculo e abrigar a Arca da Aliança, onde estavam as tábuas com os 10 Mandamentos, ditados por Jeová e recebidos por Moisés, no Monte Sinai, quando da perigrinação, retratada em Êxodo.
Davi, então, cuida da transferência da Arca da Aliança para a cidade de Jerusalém. A Arca encontrava-se na casa de Abinadab, na aldeia de Kiriath-Jearin. Uma carreta, puxada por bois selecionados, conduzida por Huzzé (Uza), um dos filhos de Abinadab, foi providenciada para realizar o transporte do Símbolo Divino, até a cidade de Jerusalém.
Porém, quando o cortejo real chegou nas cercanias de Nacon, devido ao trajeto irregular, os bois tropeçaram e a Arca da Aliança pendeu-se para o lado, ameançando cair por terra. Huzzé levou a mão para suster o objeto sagrado.
Neste momento, Huzzé