Etica
No Brasil e no mundo, este tema tem sido amplamente discutido nos últimos anos. O papel das pessoas e das empresas nas comunidades fomenta o interesse pelo referido debate e leva à sua prática. Em síntese, Responsabilidade Social é o privado olhando para o público. Não somente o pagamento de impostos vai gerar benefícios sociais. Antes de cidadania empresarial é individual.
Nas empresas, a partir da sua missão, tem que haver outras finalidades inseridas que somente a maximização do lucro. A mera intenção do ganho financeiro não deve ser o objetivo primordial de um estabelecimento. Ele deverá ser um catalisador de transformações sociais. Também devemos, inicialmente, ressaltar que Responsabilidade Social não pode ser confundida com Filantropia.
Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições que difundem a responsabilidade social no Brasil, define este conceito como: "A atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”.
Mas, afinal, por quais motivos uma empresa deve engajar-se com a Responsabilidade Social? A resposta é simples. Há impacto positivo em várias questões, como: ética com seus diversos públicos; estratégia empresarial; relacionamento com o mercado; melhoria da marca; valorização dos produtos / serviços da empresa, que passam a ser socialmente corretos; e inserção de uma boa