Etica
Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes a ética é chamada de "moral", e por extensão, seu estudo frequentemente chamado de Filosofia Moral. Assim, como um ramo da Filosofia, Ética é considerada uma ciência normativa, já que trata de normas da conduta humana, em diferença às ciências formais (como Matemática e Lógica) e às ciências empíricas, como a Física. Como trata-se de um padrão de comportamento e conduta, a ética ou moral tem características próprias em cada civilização (a exemplo da Oriental e Ocidental) e em cada cultura. O ser humano é social, e tem vivido em grupos, a regulamentação moral tem sido necessária para o bem-estar desses grupos.
A ética não é uma lei, ética são normas, normatizações, padroẽs de comportamento que uma determinada sociedade possui, e que o indivíduo precisa respeitar, mas toda a lei segue uma ética.
Como é o padrão regulatório da Ética necessário para o bem-estar de uma população, esse aplica-se a todas as esferas de atuação desta população, seja na educação de crianças, seja na confecção das leis, seja em todas as profissões.
Todos nós temos a opção de viver eticamente ou não. A escolha é estritamente pessoal, podendo sofrer, é claro, as importantes influências da educação familiar e do ambiente onde se vive. A ética se pauta basicamente por alguns princípios que conduzem a questionamentos práticos e permanentes que se relacionam com o que cada um faz e não com o que cada um diz. Se fosse pelo que se diz, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e outros lugares importantes da vida pública seriam bem diferentes do que se vê. Tudo porque a prática da ética tem que se pautar por avaliar:
1. Se o que está sendo feito é legal;
2. Se é imparcial;
3. Se faz com que cada indivíduo se sinta bem consigo mesmo;
4. Se as consequências do que está sendo feito podem prejudicar a