Etica
A ética tem sido considerada sempre como uma forma de ser no mundo, um estilo de vida. “Etimologia da palavra ética: do grego – ethos, que quer dizer modo de existir do ser humano.
Conceitua Pegoraro (2002, p. 28):
[...] ela é antes de tudo uma concepção da vida, um estilo, um modo de existir do homem [...] ética é um horizonte que exprime o sentido, o rumo que damos ao nosso viver, o rumo que procuramos traçar para a história humana e cósmica.
Assim, possuir um horizonte ético é uma característica de todo ser humano. Não há quem não o tenha, ainda que de maneira deturpada e avessa ao bem-estar individual e coletivo. Na prática ele se configura em normas de conduta e nas ações que elas orientam.
Em síntese, o ideal ético não tem variado; ele vem repetindo como o direito do ser humano viver de forma digna, humana, justa e feliz.
Entendendo o que seja ética... ...vale lembrar duas grandes concepções filosóficas de maior orientação que vêm sendo usadas: * Tradicional, baseada na Lei Natural ou Positiva; * Atual de enfoque dialético. * Tradicional, baseada na Lei Natural ou Positiva:
Parte de conceitos abstratos e absolutos:
“faça o bem e evite o mal”.
Esta concepção acredita que o bem está no íntimo de cada ser humano e corresponde a sua essência, que tem origem em Deus.
Também não tem dúvidas quanto ao que é bem e mal. * Atual de enfoque dialético:
Considera que o próprio universo moral se estrutura com a cultura, bem como as decisões e normas de comportamento que ele alicerça.
Nada de seguir mecanicamente as orientações apresentadas pela cultura, elas precisam ser entendidas, escolhidas e praticadas ou não.
A liberdade do sujeito é limitada, mas, não eliminada, assim, torna-se necessário encontrar as brechas deixadas por determinismos e ultrapassá-las, pois só assim exercitará sua liberdade e poderá modificar o cenário social.
O estudo científico interpreta como um