A história das coisas
A QUESTÃO AMBIENTAL: SOCIEDADE E NATUREZA
Manaus
2013
RAISSA MARIANA PITANGA COSTA DE SOUZA – Matrícula 11143690
Resenha apresentada como um dos critérios da Avaliação do 1º Bimestre da Disciplina Redação Publicitária, ministrada pela Profª. Mca. Marcia Maria de Oliveira, no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda - do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, Laureate International Universities, na turma CSN04S2
Manaus,
Abril de 2013
Introdução
Junto com evolução no mundo, com o auxilio de máquinas e fábricas, o homem passou a usar cada vez mais os recursos naturais. Com o tempo passando, e esses recursos dando inicio a uma fase de desgaste, chegou a hora de começar a pensar e discutir a relação do homem com a natureza. Qual é a relação que o homem tem que ter com a natureza? O homem sempre pensou que a natureza estava ali para ele e que teria sempre o direito sobre ela, e usufruir do que ela lhe dá.
Há muito que se discutir sobre a relação homem e natureza. Achar um equilíbrio entre o desenvolvimento e os recursos naturais. E vê até aonde pode se trabalhar com os recursos e não perder.
SOCIEDADE E NATUREZA
Vale ressaltar que para entender a relação sociedade/natureza, passa pela questão da produção de espaço, já que a devastação do planeta leva o homem de hoje, pensar na produção de espaço que o devastamento. Consideramos o “espaço” conseqüência da pratica social sobre a base material.
Marx, em uma de suas obras, apontou as condições naturais são abordados para a vida humana. Pelo trabalho, o homem modifica as formas das matérias naturais, apenas por suas necessidades.
Na abordagem de Marx. As relações sociedade/natureza são moldadas em como a sociedade define, ela que organiza o acesso aos recursos naturais. O homem enforma a natureza ao mesmo tempo em que se enforma. Ele cria um conceito chamado “o