Etica
As favelas do Rio de Janeiro antes de ser tomadas pelo estado existiam nelas outros tipos de governos, os criminosos era quem mandava, eles faziam suas próprias leis, para que a população ficasse do seu lado eles organizava ações sociais dentro das favelas.
As unidades de policia pacificadora (UPPs) vem para tenta resolver essa questão, segundo (SOUZA E SILVA Pg.11). A razão do sucesso é facilmente explicável: as UPPs representam a possibilidade de romper com a privatização da soberania, quer dizer, a capacidade de regular a ordem social da cidade, por grupos criminosos. No caso do tráfico de drogas, esse domínio é efetivado por jovens sem noção de limites fundamentais no sentido de respeito ao direito do outro; ao espaço público; à vida alheia e a normas básicas de civilidade. Um território em que o espaço local perde as condições de ser organizado a partir de regras básicas de convivência, tendo em vista que o desejo do chefe do grupo é que define os limites – ou a sua ausência – das práticas sociais.
Portanto a ocupação das favelas pela as UPPs tem sido de grande importância para seus moradores passando assim uma nova possibilidade social e econômica, tornando mais próxima sociedade e estado, fazendo com que a população tenha melhores