ETICA
CONTÁBEIS
Ética na contabilidade
Baseado no livro: Ética geral e profissional em contabilidade de Lazaro Plácido Lisboa,o termo “ÉTCA”assume diferentes significados,conforme o contexto em que os agentes estão envolvidos.A ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais e pessoais se aplicam naturalmente,por consenso na comunidade,bem como podem apresentar-se de forma escrita.
Determinados profissionais,podem se submeter a mais de um código de ética,assim como exemplo se um contador é empregado de uma determinada empresa,este pode estar sujeito ao código de ética dos contabilistas e bens mais preciosos de uma economia : a informação é normalmente relacionada com negócios pertencentes a terceiros.
A FRAUDES CONTABÉIS
O termo fraude tem origem no latim “fraus” e indica ação praticada de má-fé, abuso de confiança, contrabando, clandestinidade ou falsificação e adulteração que nos estudos de contabilidade e auditoria refere-se a ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis
A ocorrência de fraudes
é aquela condição ou situação que permite ao indivíduo cometer e ocultar um ato desonesto. Essa oportunidade pode surgir a partir da falha ou inexistência de controles internos, de pessoal de supervisão incompetente, excesso de confiança em uma pessoa e, falta de atenção a detalhes ou por meio de relações pessoais com clientes e/ou fornecedores, que se tornam mutuamente vantajosas.
Quando esses números são manipulados com más intenções, a sonegação e a ocultação são os crimes mais comuns. “Empresas que estão em situação fragilizada alteram seus balanços dando uma falsa ideia de números positivos e de lucratividade”. Consequência a favor de quem comete tal ato. É a remuneração dos administradores e com o aumento a motivação e a vontade dos administradores em aumentar os lucros da empresa, por outro lado ela pode induzir estes a agir de